segunda-feira, 14 de julho de 2008

Aftas, porque elas aparecem?

É uma ferida nas mucosas da boca, principalmente na língua, nos lábios e na parede das bochechas, raramente surge nas gengivas e no céu da boca. Às vezes, no lugar de uma afta isolada explodem várias ao mesmo tempo.

Em geral está ligada a distúrbios como diarréia e má digestão. No entanto, certos indivíduos têm aftas depois de uma febre alta ou porque estão estressados. Em algumas mulheres, elas aparecem durante o período menstrual.

As feridas podem ainda ser uma reação a antibióticos e antiinflamatórios, remédios que liberam substâncias ácidas no esôfago. Algumas pessoas têm maior predisposição para o problema e por isso suspeita-se que a afta seja hereditária.

Frutas ácidas como o abacaxi, assim como temperos picantes - ketchup, pimenta, mostarda, molho de tomate, vinagre, entre outros -, podem funcionar como fatores desencadeantes, mas só em quem apresenta uma tendência para o problema.

Características

• As aftas surgem na maioria das vezes em pessoas saudáveis;
• A afta comum não provoca febre nem mau hálito;
• Não tem cura definitiva, é um problema que vai e volta;
• Não é transmissível de uma pessoa para outra;
• As feridas são limpas, pois não há nelas fungos ou bactérias
que desencadearam o problema.

As aftas costumam acompanhar o estresse. Às vezes, elas castigam as férias de quem resolve experimentar pratos diferentes daquilo que está acostumado a comer. Apesar de os médicos não entenderem os motivos, muitas mulheres que sofriam do problema de tempos em tempos relatam o seu sumiço depois da gravidez.

Assim como existem ex-fumantes que garantem ter começado a apresentar aftas com freqüência depois de abandonar o vicio.

Tratamento

É individualizado, visando aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da mucosa.

Você não vai encontrar nas farmácias nenhum remédio capaz de curar a afta, apenas produtos que podem aliviar seus sintomas.

Existem pomadas que formam uma película protetora sobre a ferida para que os alimentos não fiquem esbarrando nela e piorando o tormento. O própolis pode ajudar apesar de a ferida arder mais no primeiro contato com esses produtos, o desconforto da afta parece aliviar em seguida.

Atenção: vários estudos recentes indicam que a própolis pode, sim, ajudar na cicatrização dessas lesões. O bicarbonato de sódio também é comumente usado, melhor sendo fazer bochechos com uma solução de 1 colher de chá dessa substância para 1 xícara cheia de água, em vez de passá-la diretamente sobre a ferida.

Quem tem propensão para aftas deve evitar consumir frutas e condimentos ácidos e, na medida do possível, combater o estresse.

Nunca passe metiolate ou mercuriocromo sobre a ferida. Esses remédios são agressivos para esse tipo de lesão.

Antiinflamatório corticóide: é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas. Há também injeções antiinflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.

Dicas

Desconfie sempre daquelas aftas que nunca cicatrizam, e perduram por 20 a 30 dias. Nesse caso, é preciso avaliar se não há uma doença mais grave por trás, como herpes ou até mesmo Aids. Os fumantes e pessoas que gostam de bebidas fortes, tipo uísque e vodka, precisam analisar as aftas com cuidado porque correm o risco de desenvolver tumores malignos na boca.

O câncer de boca, freqüentemente começa como uma lesão ulcerada. Por isso, frente a uma úlcera bucal que não cicatriza dentro de 15 dias, o paciente deve procurar o cirurgião-dentista para o diagnóstico da lesão.

Além disso, algumas doenças infecciosas, como o herpes, e algumas doenças dermatológicas com ocorrência intrabucal, como o lúpus, embora tenham características próprias bem conhecidas, em certas fases de seu desenvolvimento podem parecer-se com aftas, principalmente para o leigo.

Apoio: Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica!

Fonte: http://www.caloriasinteligentes.com.br/saude/afta19_05_08.shtml

16 comentários:

Anónimo disse...

olá...
tenho aftas na lingua frequentemente.
meu sofrimento ocorre há uns 5 anos!
tenho tentado de tudo! agora uma senhora me viu sofrendo e me disse que a violeta ajudaria....sei lá...vamos tentar....quanto ao bicarbonato queria tanto que fosse verdade....talvez ele ajuda na acides da boca...por isso, tenho estado com a boca, os dentes impecaveis. mas o sofrimento é grande! Stress! meu pai! do lascada...se estress for dormir , comer, dormir...hehehe gente! eu estado e tenho um trabalho legal...trabalho quando quero.
mas se alguém dizr algo mais que eu posso usar agradeço!
rosemeris_silva@yahoo.com.br

Anónimo disse...

ola.. eu tenho uma afta na boca no lábio debaixo.ja alguns dias e n me passa. e hoje acordei com o lábio inchado.. o ke devo fazer?
Isto é horrivel.

Natural Naturalmente disse...

As aftas podem estar relacionadas com o stress, mas também com a candidíase, sensibilidade alimentar, má higiene dentária ou deficiência em nutrientes.

Pode ajudar, se fizer uma dieta com baixo teor de produtos animais.
Evite doces e citrinos, assim como alimentos refinados.
Evite café, pastilhas elásticas, e rebuçados.
Consuma grande quantidade de "culturas vivas" - iogurte, kéfir...
Consuma alho e cebola, pois são bactericidas.

Melhoras....

Anónimo disse...

De Palmópolis; disse!
Me apareceu uma afta de uma hora pra outra e está mim pertubando muito;o devo fazer pra aliviar o encomodo?

Surisca disse...

Encontro-me num estado lastimável! Fiquei com faringite, que me dá dores enormes de garganta, sobretudo à noite, quando a garganta seca.
Para piorar as coisas, apareceram 3 aftas que podem ser devido à medicação ou por estarem a chegar aqueles dias do mês q as mulheres "adoram"!! Final da história, não consigo comer por causa do raio das aftas e a garganta só está bem qd estou a ingerir coisas :(

Anónimo disse...

eu tive muita afta quando usava aparelho.
e o dentista receitou albocresil liquido ,ele cura a afta na mesma hora
e muito bom!

Anónimo disse...

OLA EU TENHO UMA AFTA NA BOCHECHA E NA LÍNGUA E MUITO RUIM, TODO O MêS APARECE A AFTA TOMARE QUE ISSO PASSE POIS EU NÃO ESTOU MAS AGUENTANDO.

Anónimo disse...

ALBOCRESIL liquido é o melhor remédio que existe para aftas. Dói muito mas melhora na mesma hora.

Jefferson Davi dos Santos disse...

Bom dia a todos, sempre que tenho afta, eu uso o bochecho com pedra hume, sempre foi eficaz, mas sei que por causa do ácido, agora mesmo, nesse momento, eu estou, por causa da pimenta. Ah, estou na área dos raríssimos, só tenho afta atrás da genviva, na parte inferior traseira da genviva com mais frequência, é horrível.

Anónimo disse...

Cara, afta é a pior coisa velho, dói demais :(

Deisy disse...

ultimamente tenho tido aftas recorrentes, recentemente descobri que o tee baum oil (oleo da arvore do te em traducao literal para o portugues) e excelente. Esse oleo eh natural da Australia e era usado pelos aborigenes como anti-inflamatorio natural. Durante a II Geurra Mundial ele foi usado nos hospitais australianos como antibiotico e anti-inflamatorio ajudando a salvar muitas vidas. Eu comecei a usar e em 3 dias a afta vai embora. No primeiro dia, quando a ferida esta grande eu coloco o oleo direto com a ajuda de um cotonete. No segundo e terceiro dia eu faco gargarejo misturando algumas gostas do oleo em meio copo de agua. Acredito que em farmacias de produtos naturais vcs encontrarao esse produto aih no Brasil.

Anónimo disse...

Ola Meu problema è tenho uma afta nos labios a meses,ela cresce e estoura no mesmo dia porem depois de alguns dias ela cresce no mesmo lugar isso ouve depois sa dieta que fiz essa afta sta virando un pesadelo Nao sei oq fazer....

Anónimo disse...

Realmente pedra hume é muito bom como diz o jefferson eu aconselho .

Anónimo disse...

Oi tenho 14 anos ,apareceu duas aftas no mesmo dias e na mesma hora , no dia seguinte apareceu outra , que no total sao 3 duas em baixo e 1 em cima e todas elas sao na gengiva , sempre tiver afta na gengiva , me ajudem eu ja passei Sal e Limao e nao afiantou nada .

Anónimo disse...

Existe uma pomada oncilon que cria uma camada protetora a oncilon e também a nistantina líquida ajuda muito

Naiara F disse...

Nossa eu sempre tive afta na minha boca, e sempre passei o própolis nelas e sarava na hora, mesmo sem saber que o própolis era especifico pra isso. Descobri o remédio sem saber..haha