domingo, 25 de janeiro de 2009

Nariz entupido: terapias naturais

Seja por culpa de constipações ou alergias é preciso cortar o mal pela raiz e proteger a porta de entrada das infecções respiratórias.
Aromaterapia
Há mais de 300 óleos essenciais fáceis de encontrar. Mais do que identificar os melhores, importa dominar as diluições – esta sim é a questão principal. Uma gota a mais pode ser sinal de toxicidade, ou activação do efeito oposto ao que foi inicialmente desejado, mesmo no caso do nariz entupido.

Tome nota desta simples, eficaz e muito prática receita: deite 3 gotas de limão, 1 gota de eucalipto e 1 gota de pinho num lenço e cheire-o ao longo do dia. Se sentir que está demasiado intenso, basta dobrar o lenço para cortar o cheiro. Mais uma vez, alerto para a importância das diluições. O eucalipto é uma excelente opção: tem um efeito antiviral e bactericida, combatendo o nariz entupido desencadeado por viroses ou bactérias. Mas em grandes quantidades, pode ter um efeito irritante das linhas mucosas; neste caso uma gota é ideal, mais pode agravar o problema. É por isso que se acrescenta uma gota de pinho, que tem uma acção muito semelhante ao eucalipto, com a vantagem de ajudar o corpo a reagir.

O limão, por sua vez, activa a circulação, promove o sistema linfático, aumenta a auto-estima da pessoa e consequentemente o sistema imunitário, contribuindo para a recuperação. Mais uma nota fundamental: distinga óleos essenciais (naturais) de essenciais (sintéticos).

Drª Sam Santos, consultora para New Directions Nacional


Homeopatia

A obstrução nasal – vulgarmente chamada “nariz entupido” – pode ter várias causas, das quais se destacam por serem mais frequentes, a rinite simples, a rinite vasomotora e a sinusite.

Para a rinite simples, podem propor-se várias sugestões homeopáticas como: Galphimia glauca D6; Allium cepa 9CH; Kali bic 5CH ou composto; Poumon Hist 5CH; Euphrasia Officinalis 5CH. Na rinite vasomotora, além de um (ou vários) dos remédios indicados, juntamos a Nux vomica C6.

Na sinusite, indica-se em geral: Allium cepa 5CH; Kali bic 5CH; Hepar sulfur 5CH ou Sinuspax. Não deixe, contudo, de consultar sempre o seu médico assistente.

Telma Pereira, médica e especialista em homeopatia

Fonte: Sapo Saúde

6 comentários:

Anónimo disse...

meu nariz entope so anoite o que faço começou a entupir depois de um resfriado seguido de muitos espirros o que faço

Anónimo disse...

o meu marido tem nariz entupido a anos.nao consegue respirar pelo nariz.nao quer ir ao medico. ja nao sei k faser. esta ressonar. ajude-me por-favor,ja nao posso velo sofrer tento. obrigada

neto disse...

olá Caríssimos!
sou celso neto, por exclusão ( opnião prórpria) devo ter rinite simples, trabalho no 8º melhor spa citatino da europa, e as vezes noto que quando deito oleo de eucalipto na sauna, o cheiro impregnante desbloueia meu nariz que vive 75% do tempo enquanto estou acordado, entupido, hora uma via hora a via contrária, não tenho condições de ir ao otorrino, sou imigrante, o ordenado é insuficiente para a familia, quanto mais para investir na saúde que é a única coisa que tenho! teriam vocês mais informações que pudesse ajudar-me? grato.

Rica Saude disse...

Interessante.
Obrigado pela partilha.

Charles Milles disse...

ah eu sempre tenho um "eucalipto de bobeira aki em casa mesmo... ¬_¬

Anónimo disse...

Muito bom essa dica deu certo comigo e com meu filho