segunda-feira, 30 de Julho de 2012

Olheiras: como acabar com elas

Acorda de manhã e olha-se ao espelho. Elas continuam lá, a carregar o rosto e a borrar a pintura natural da face. Conheça soluções mais definitivas do que o corrector.

Naturalogia

As olheiras podem ter dois tipos de causas, um hereditário, e outro, devido sobretudo a cansaço e/ou má alimentação. No primeiro, nota-se por um excesso de pigmentação da pele, tornando-a mais escura e é mais frequente em pessoas de pele morena e nos orientais. No segundo caso, para além do cansaço ou má digestão, podem ser provocadas pela ingestão excessiva e/ou constante de bebidas alcoólicas, tabaco, medicamentos químicos, sal e café. Ver televisão até tarde e estar muitas horas ao computador podem ser causa de cansaço ocular. Os nossos olhos não foram feitos para estarem sempre a olhar para ecrãs ou a ler. Precisam de horas de descanso.

Para aliviar olheiras, de uma forma natural, temos ao nosso alcance várias soluções: rodelas de pepino geladas aplicadas sobre os olhos; compressas geladas de chá de camomila, ou chá preto ou chá 3 anos; rodelas finas de batata crua; compressas feitas com batata crua ralada aplicada sobre um tecido (limpo) de algodão (a seguir lavar com água bem fria). Todos estes tratamentos devem ser aplicados três vezes por dia, em relaxamento, em posição deitada, numa ligeira penumbra e com os telefones e telemóveis desligados.

Segundo o Ayurveda (antiga medicina indiana), a massagem ao rosto feita com Ghee (óleo de manteiga clarificado) é especialmente eficaz, se feita regularmente, e pode ser coadjuvada com a massagem à cabeça libertando tensões acumuladas e activando todos os pontos energéticos que temos nessas partes do corpo.

Paula Soveral
Vice-Presidente da Direcção Técnica da Sociedade Portuguesa de Naturalogia

Estética

O contorno dos olhos é uma zona que exige atenção e cuidados particulares já que a sua epiderme é três vezes mais fina do que a do resto do rosto. O sangue, ao passar pelas veias maiores perto da superfície desta pele, pode produzir uma cor azulada e, quanto mais clara for a pele, mais escura é a aparência das olheiras. Existem vários factores que predispõem o aparecimento das olheiras: o factor hereditário, o stresse, a ansiedade, poucas horas de sono. Uma das recomendações mais importantes é, de facto uma boa noite de sono, mas também o exercício físico e uma alimentação saudável.

Para prevenir ou cuidar as olheiras sugiro, entre outros cuidados, a drenagem linfática, feita com uma frequência mínima de 15 em 15 dias. Esta massagem irá drenar as toxinas do sistema linfático e melhorar a circulação. Cremes e tratamentos específicos para esta zona são também aconselhados diariamente (cremes) e semanalmente ou quinzenalmente (tratamentos em instituto). Poderá sempre recorrer a um tratamento completo de prevenção e correcção de rugas, papos, e olheiras, de forma a usufruir de uma acção tensora e descongestionante, e um olhar rejuvenescedor.

Como cuidados complementares para um tratamento mais intensivo deste problema, as seguintes sugestões são fáceis e naturais: a centelha asiática (chá ou cápsulas) ajudam a melhorar a circulação sanguínea; a camomila (aplicar compressas frias embebidas no seu chá que tem um efeito calmante); e o pepino produtos/cremes à base deste fruto têm um efeito descongestionante natural).

Joelma Berto


Fonte:Saude Sapo

11 comentários:

Anónimo disse...

Qual a diferença enre a olheira e a melanina, será que às vezes pensamos que temos olheiras e não passa de melanina. Realmente em pessoas de pele morena a olheira não tem cura

Isabel disse...

eu acho que a olheira tem cura. Eu me acho lindo(a) mas o fato de eu acordar de manhã e ver manchas escuras no meu rosto baixa a minha autoestima . Vou tentar fazer o que o site diz e se não fucionar vou a um dermatologista

Simone disse...

Eu odeio olheiras...

Anónimo disse...

Eu Também Simone...Nanci

Anónimo disse...

Os saquinhos do chá de camomila fazem milagre!
Nana

Anónimo disse...

EU USO UMA SOLUÇÃO DE ARNICA EM COMPRESSAS , O EFEITO É MARAVILHA. TAMBEM USO CHA DE CAMOMILA.

Anónimo disse...

Gostaria de saber pqe as olheiras em pessoas morenas não saem ? Sou morena e tenho olheiras e não suporto nem olhar p. espelho são horríveis :@ . Responde por favoor . Beeijo. Moabe te amo s2

Natural Naturalmente disse...

"uso oculos e quando tiro fica muito feio,nem maquiagem dà conta...tenho muita vergonha..."

FR. Eu usei oculos dos 6 aos 11 anos e depois dos 40 aos 50 anos, no intervalo usei lentes de contacto e fiz uma operação a miopia. Mas nos periodos que uso oculos por mais tempo fico sempre com olheiras.

As olheiras causadas pelo uso de oculos são mais resistentes, mas diminuem radicalmente se tratadas.

Siga as dicas e de noticias...

Anónimo disse...

Noooooooooossa :O
Panico na TV foi pra Band???

Anónimo disse...

Olá, eu tenho olheiras bem escuras, desde que entrei na universidade, tenho uma amiga que me recomendou um serum com vitamina k e haloxyl,
ela diz que funcionou muito bem com ela, pois ja tinha tentado muita coisa, e que nada tinha funcionado, será que me podiam dar uma opinião?
la eles dão a mesma explicação que vocês para a causa das olheiras, estou tentada a comprar, mas ainda na duvida ela me deu este
endereço www.adeusolheiras.com

Ajudem por favor estou desesperada depois de tudo o que ja tentei para acabar com as olheiras !
bjnh

Ana Clara Alcoforado disse...

Sinceramente, amo meu rosto e minha pele, mas essas manchinhas estragam tudo, fico irritada, o pior é que sou alérgica a maquiagens, ou seja, nada de corretivo, base, pó e etc pra disfarçar, saio de casa com essas olheiras mesmo, vou tentar essas soluções, se não funcionar, vou ter de conviver com isso.